5 livros de ficção que comprovam a importância desse gênero literário

   Todo mundo consume ficção - em propagandas publicitárias, video-game, séries, filmes e até mesmo nas questões de matemática (João comeu 35 maçãs? Tem certeza?). Porém, a ficção literária sofre preconceito por pessoas que não consideram essa leitura culta o suficiente. 

   De acordo com o site Super Interessante na reportagem "Por que ler ficção pode te ajudar a ser um profissional melhor", além de proporcionar a diminuição do estresse e ansiedade, a leitura também ajuda a dar dimensão à nossa vida, nos ensinando a ver tridimensionalmente e melhorar a empatia, que é ver através dos olhos do outro.

   Por isso, trouxe essa semana cinco livros de ficção que mudam o mundo - falando sobre sistemas ditatoriais -, e que também mudam as pessoas - trazendo conforto em um momento de angústia, ou nos fazendo olhar além da nossa própria vida.

   1. Fique Comigo, de Ayòbámi Adébáyò (2017)


   Com uma narrativa que se passa na Nigéria dos anos 90, a autora fala sobre o casamento, poligamia, desejo de ser mãe, gravidez psicológica e as pressões de ser mulher na Nigéria da época, ao mesmo tempo em que ocorre uma ditadura no país.

   2. Olhos D'água, de Conceição Evaristo (2014)

   Evaristo divide sua histórias em pequenos contos que, mesmo curtos, agregam ao mostrar a realidade do racismo no Brasil atualmente. Leitura indispensável para quem quer - ou precisa - refletir sobre a verdade do país nesse aspecto.

   3. Sadie, de Courtney Summers (2018)

   A autora fala sobre uma garota que perde a irmã, sua única companhia no mundo, assassinada. Ela logo parte em uma busca irrefreável até o assassino da menina em busca de vingança. O tema é sensível e trata sobre a pedofilia e o que fazer quando é só você no mundo à procura de uma resolução.

   4. Na Corda Bamba, de Kiley Reid (2020)


   Livro lançado originalmente nos Estados Unidos, Na Corda Bamba conta a história de uma babá negra que vai com a criança branca que cuida até o mercado da esquina de onde a família mora, onde é rapidamente acusada de estar sequestrando a garota pelo funcionário e os clientes da loja. Reid aborda o racismo através de uma balança que é sempre muito, muito desigual, como sempre.

   5. Você Tem a Vida Inteira, de Lucas Rocha (2018)


   Nessa obra, Lucas Rocha traz três garotos e a temática do HIV que os une. O livro conta como funciona o tratamento para a doença através do SUS enquanto narra as angústias e emoções desses jovens e das pessoas ao redor deles. Muito emocionante, além de rápido - quando você vê, já devorou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boas Vindas

O que é fanart e um apelo para você ler A hipótese do amor