Leitura de Verão e as decepções do Tiktok

 

"Quando o mundo parecia frio e assustador, o amor podia nos resgatar e levar para dançar; risadas podiam levar embora parte da dor; a beleza podia esburacar o medo."

Leitura de Verão, Emily Henry.

    Leitura de Verão, livro escrito por Emily Henry em 2020 e intitulado "Beach Read" no original, chegou ao Brasil em junho de 2022 conquistando corações - mas não o meu. Fenômeno na plataforma Tiktok, a obra se popularizou desde seu lançamento por conter um romance entre dois escritores com bloqueio criativo, e uma superação do luto pela protagonista. 

   Enfim, a história que tem tudo para me agradar - sou fadada a me apaixonar por romances em que personagens passam por um período de caos na vida e conseguem se reerguer, além de encontrar o amor no final. Mas aqui a autora errou a mão, não soube muito bem como criar personagens verdadeiros, em que você sofre e comemora. A única coisa que anima o leitor e o faz acreditar nos sentimentos são os momentos em que a química sexual deles se coloca à vista - só que Henry não prometeu com essa história um romance erótico, esse é o problema.


   Quando uma narrativa é envolta de um marketing que promete um romance avassalador, você espera isso, e não algo tão sem sal que a química entre os dois é a única coisa que interessa. Já o desenrolar da história de January e seu pai termina de uma forma muito simples, fraca, que a tensão que a tensão criada pela autora se dissipa muito rápido. 

   Para não parecer que não gostei de nada, a dinâmica entre Meg e Pete, tias de Gus, é muito boa, por mais que soe artificial grande parte do tempo (como todo o livro). Por fim, Leitura de Verão acabou sendo mais um de muitos, e não agradou, por mais que o Tiktok tenha tentado muito me convencer de que valia a pena. Se quiser um livro que retrata temas parecidos, indico "A Padaria dos Finais Felizes", de Jenny Colgan.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 livros de ficção que comprovam a importância desse gênero literário

Boas Vindas

O que é fanart e um apelo para você ler A hipótese do amor